topo
linha2

Fotogaleria

 
» Home » Crónicas e Artigos » Cruz dos Santos » O Borrabotas


O Borrabotas

Por natureza, o homem é gregário e isto implica em estar integrado na sociedade e ter à sua volta outros indivíduos. Pois, o mais certo, quase de certeza, entre estes, está o Borrabotas a que me refiro. Talvez ainda não te apercebesses, mas certamente até já tivesses tomado junto umas cervejas e quem sabe, já não sentiste nas costas, as “palmadinhas” da praxe, em aparente boa harmonia. Digo aparente, porque tu que és bom, és são e nem te passa pela ideia que as tuas frases, ou simples palavras, estariam a ser dissecadas no intuito cínico de nelas ser descoberto algo que o Borrabotas possa apelidar de ofensivo ou depreciativo para alguém, principalmente para indivíduos de quem estais na dependência. Quantas alusões cínicas o Borrabotas te teria já feito para provocar em ti alguma reacção na qual ele pudesse imaginar, porque o veneno das tuas reacções é pura imaginação do Borrabotas, uma vez que tu és bom, sério e honesto nas tuas acções e até nas reacções. Por isso é que não fazes ideia, o trabalho de sapa, que se desenrola à tua volta, e de que poderás ser vítima, como quase sempre acontece aos que por não serem cínicos, só mais tarde dão conta do cinismo que os rodeia. Repara ainda que, tanta vez, até os influenciáveis, acabam por cair nas malhas da teia que subtilmente e a coberto das “patifarias” que te foram feitas, e outros, lhes estará sendo urdida, e que mais cedo ou mais tarde também os imobilizará, porque o Borrabotas, não denegride só num sentido. Para estes, a teia demora mais tempo, e tem de ser feita com melhores fibras e com maior subtileza, para mais facilmente os imobilizar e neutralizar à custa do veneno que hábil e lentamente estará sendo destinado para este efeito. E quem sabe, se neste momento até, aqueles influenciáveis já estarão sentido os efeitos do Borrabotas!

Não é nenhuma novidade a presença do Borrabotas na sociedade. Já Viriato e Sertório foram vítimas do Borrabotas, que por sua vez também fez rolar no cadafalso a cabeça de Robespierre, que se considerava seguro na sua quase omnipotente posição. Até Cristo, foi empurrado para o calvário por intriga tecida à sua volta.

Pois é Amigo! Continua o teu trabalho sério e honesto, mas cuidado…descobre o Borrabotas para te defenderes dele, com prudência, pois só assim, poderás evitar as suas nefastas artimanhas. É que contra o surto de gripe, há a vacina! Mas contra o Borrabotas, ainda nada se inventou.

Voltar para Crónicas e Artigos

bottom
Copyright - Adiaspora.com - 2007